top of page

Massagem após a classe de Pilates: fazer ou não fazer?

  • Robson Ferri | VO2 Pilates Tradicional
  • 25 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jul. de 2024


Tive uma instrutora me perguntando esses dias a minha opinião sobre esse assunto e se eu sabia de algum texto ou artigo falando sobre e eu resolvi escrever para dizer o que eu acho (Lembrando que é a MINHA opinião, e não uma verdade absoluta).


Muitos estúdios têm o hábito de oferecer a massagem no final da classe como um plus para fechar e manter o aluno e na grande maioria das vezes, passa a se tornar uma obrigação para o instrutor.


No meu entendimento, a massagem ao final de uma classe é como você fazer um treino na academia e tomar um analgésico para não sentir dor depois, pois em um treino de Pilates, o praticante trabalha e ativa diversas cadeias musculares e a ideia é que ele saia da classe sentindo essas ativações e sentindo o seu corpo, se sentindo ativo. A massagem ao final faz com que essas cadeias relaxem, tirando todo o trabalho feito pelo instrutor durante o período que ele trabalhou o corpo do aluno nos aparelhos.


Claro que existem exceções, e claro que muitas vezes um aluno precisa de uma liberação, de algo pontual e, nesses casos não vejo problema algum da ajuda do instrutor. O que eu imagino, é que nós como Instrutores, trabalhamos 8, 10 horas ou até mais por dia e ao final do dia, é muito desgastante pensar em ter que fazer esse agrado em todos os alunos, até porque a grande maioria atende com classes em grupos de 3, 4 alunos, se tornando cansativo e levando o instrutor a uma exaustão que julgo desnecessária.


Eu trabalhei um ano e meio com a linha de Pilates Contemporâneo e todos os estúdios que atuei, tínhamos essa obrigação moral ao final, e eu confesso que já nessa época, eu não concordava pois sentia que se não acontecesse, o aluno sairia insatisfeito como se a classe não tivesse valido nada.


Quando abri o estúdio, tive ainda um período em que eu fazia ao final da classe, mas com o tempo fui tendo esse entendimento e percepção, e fui aos poucos retirando a massagem e tive uma aluna que reclamou de maneira grosseira dizendo que achava absurdo não ter a massagem ao final e foi extremamente mal educada chegando a gritar comigo por não querer que eu tirasse esse beneficio. Conversei com calma com ela, que ficou de cara feia, mas aceitou.


Como proprietário e instrutor, entendo que temos que nos preservar e preservar a nossa saúde ao máximo, pois são muitas horas ensinando e tudo que pudermos fazer para manter nossa saúde, é muito importante.


E você, instrutor(a), o que acha? Fazer ou não fazer massagem?



  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Whatsapp

© 2025- VO2 Pilates Tradicional

bottom of page