top of page
  • Robson Ferri | VO2 Pilates Tradicional

Pilates como filosofia de vida

Atualizado: 10 de jun. de 2023

A vida moderna, bem como a ciência e a medicina são unânimes: é melhor prevenir do que tratar. O no meio de tantas modalidades, quem diria, o Pilates veio para ajudar a formatar a saúde do novo futuro que queremos ver.


Neste cenário, como é a sua filosofia de vida junto ao método Pilates, a carreira que você escolheu? E por que isso importa tanto?


Nesta outra matéria, mencionamos a importância das escolhas de formação de um instrutor de Pilates. E aqui, vamos discorrer um pouco sobre o estado de espírito e ansiedades que fazem parte destas escolhas.

O Método Pilates prega uma filosofia de contínuo crescimento pessoal – pois assim foi com Joseph, e assim é com os praticantes ao adquirirem consciência corporal, modificar seus movimentos, mente e espírito em prol da saúde. O método Pilates carrega uma forte filosofia de humildade.


Estar pronto ou não causa muita angústia nas pessoas. Não pela incapacidade, mas pela ansiedade. Existe um conflito que permeia todos os grandes profissionais em todas as áreas: a sensação de ‘preciso ser O melhor’ e não ‘preciso ser ... melhor’. Grandes médicos, grandes artistas, grandes engenheiros e grandes Instrutores passam por esse conflito.

No entanto, aqueles que tem como objetivo apenas ‘tornar-se O melhor’, automaticamente criam metas flexíveis e antecipadas, que se realizam no menor dos sucessos alcançados. O indivíduo se sente satisfeito, tendo chegado ao seu ápice muito rápido, e obviamente esse é só um mecanismo psicológico para que ele se sinta recompensado por toda a ansiedade que ele viveu no processo.


Se olharmos para o lado oposto, vemos a humildade. A humildade não é uma virtude por ser bonita. É uma virtude porque é uma ferramenta importantíssima, para controlar a ansiedade e a auto-sabotagem. É uma ferramenta inerente ao ser humano, desde que ele se permita.

A humildade pode estar contida num curso que dure 40 horas, ou um final de semana, desde que você saia dele compreendendo que a sua jornada com Pilates – ou melhor – com saúde, está só no começo.

Em tempos atuais, cada vez mais a tecnologia favorece a prática de posturas incorretas durante longos períodos da nossa rotina, fazendo com que fiquemos por muitas horas sentados em frente a um computador, na mesma posição, adquirindo posturas incorretas e gerando assim, dor e desconforto, desgaste físico, mental e levando a saúde a ser comprometida por diversas comorbidades ou patologias. Com a rotina, nosso corpo se adapta, muitas vezes de maneira errada a certas posições e muitas vezes utiliza músculos e articulações e gera um gasto de energia maior do que realmente necessitamos.


O método Pilates é um forte aliado no ganho de consciência corporal, e quando o profissional orienta bem o aluno, esse atinge um bom alinhamento corporal, ganha mais equilíbrio, e o aluno passa a utilizar os ensinamentos aprendidos dentro do estúdio para o seu dia-a-dia, seja em casa, no trabalho, etc. Quando o aluno sente essa melhora na postura, evita a fadiga muscular, tensões e dores no corpo, e ganha uma melhora na qualidade de vida.


Quando o praticante passa a adquirir novos hábitos, isso lhe causa bem estar físico, mental e isso influencia até no meu meio social. Os maus hábitos devem ser corrigidos diariamente para que o praticante possa sentir essa melhora na qualidade de vida. Como o próprio criador do método, Joseph Pilates disse: Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria das nossas doenças, se não por todas elas. Sabemos que uma alimentação ruim, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade, estresse, entre outros são causadores de dores e podem desenvolver doenças crônicas. O método atua na mente do indivíduo, dando consciência da importância de mudar esses hábitos, e consequentemente, transformando o corpo em um corpo mais ativo, saudável e funcional.


É de extrema importância, que o instrutor passe a entender que ele deve carregar o método, como uma filosofia de vida, inserindo na sua rotina a prática dos exercícios e observando em sí a mudança no seu corpo, mente e espírito que o método tanto prega. A mudança deve ser de dentro para fora. Joseph Pilates tinha hábitos que incluíam higiene pessoal, alimentação, modo correto de dormir, hábitos de treino e é importante que o instrutor conheça afundo a história do método, do criador e passe a adquirir novos hábitos para a sua vida. Com o instrutor tendo isso como uma filosofia, ele servirá de exemplo para que seus praticantes o sigam.


Alguns hábitos que influenciam na nossa vida e que devemos mudar para ter uma vida mais saudável:

  • Ao ficar muito tempo sentado, procurar movimentar os tornozelos, em movimentos circulares, dorsi e planti flexão, melhorando a circulação sanguínea.

  • Sentar-se nos Ísquios para evitar uma sobrecarga na coluna lombar e evitar dores futuras.

  • Observar a posição que utiliza o celular e computador, manter na altura dos olhos para evitar dores na coluna cervical. Evitar tensionar os ombros durante o dia, alongar o pescoço para os dois lados, em movimentos circulares.

  • Para quem trabalha muito tempo na mesma posição, sentar-se de uma maneira que não sobrecarregue a coluna, levantar-se por certos períodos, alongar os ísquios e a coluna, usar o centro de força.

  • Quando estiver tendo um dia difícil, procure utilizar a respiração para relaxar as musculaturas mais tensas, procure oxigenar seu corpo.

  • Procure ter boas horas de sono, procure ter um colchão, travesseiro e etc., que proporcionem um bom alinhamento corporal e te tragam relaxamento para dormir bem. Procure realizar alguma atividade antes de dormir, que te traga calma e relaxamento.

  • Nas atividades diárias da casa, como limpeza e arrumação, pense em ativar o seu centro de força e não utilizar os ombros. Os exercícios do solo, podem ser realizados em casa, em um colchonete. O praticante pode utilizar também exercícios de respiração para deixar o corpo mais oxigenado, mais disposto e ajudá-lo a realizar suas tarefas diárias.

  • Mantenha sempre bons hábitos de higiene pessoal, cuide da sua pele, utilize bucha vegetal para o seu corpo, evite sabonetes que possuem muita química, dê preferência aos naturais.

  • Alimente-se de forma saudável, evite alimentos industrializados.


Tendo uma rotina de vida saudável, seu corpo se manterá mais disposto, mais ativo para realizar suas atividades diárias, tanto em casa como no trabalho. Com bons hábitos, podemos alcançar um retorno a vida e ter uma saúde equilibrada e uma vida mais feliz.

369 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page