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PILATES EM TEMPOS DE COVID-19


Entre os seus benefícios, o método Pilates tem a capacidade de se adaptar facilmente a pessoas de qualquer condição, idade, rotina ... Quem não está acostumado a se mover pode mergulhar no Pilates e se sentir confortável com a mesma facilidade de uma pessoa que já tem o hábito de praticar exercícios físicos.

O coronavírus invadiu nosso dia a dia, obrigando-nos a mudar hábitos para proteger nossa saúde e a de quem está ao nosso redor. Essa alteração do nosso dia a dia pode trazer prejuízos à nossa saúde, por isso temos que fazer algo para evitá-la.

O trabalho a partir de casa, uma das consequências da pandemia do COVID-19, tem feito com que muitas pessoas trabalhem via home-office, reduzindo assim o movimento e a atividade de deslocamento para o local de trabalho. Como veremos a seguir, um estilo de vida sedentário pode causar problemas de saúde. Ao recorrer a disciplinas como o Pilates, um equilíbrio pode ser alcançado, pois o método pode auxiliar de diversas maneiras e trazer vários benefícios aos seus praticantes.





Sedentarismo: Um inimigo para a sua saúde.

Entende-se como sedentarismo, quando menos de 30 minutos por dia de exercício físico são praticados menos de 3 dias por semana. A organização mundial da Saúde (OMS) indica a prática de 300 minutos de exercícios físicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Em muitos casos, esta situação não é nem mesmo escolha da pessoa, mas é motivada por circunstâncias: ausência de espaços abertos para passear, jornada de trabalho excessiva ou, conforme o assunto em questão, a situação de saúde atual causada pelo coronavírus, onde a população teve de se isolar para evitar o contágio.

A falta de exercícios e manter-se em movimento é uma das dez causas de morte mais comuns, além de promover obesidade, hipertensão, diabetes e a possibilidade de sofrer de doenças cardíacas, entre outras coisas. Além disso, também afeta o bem-estar psicológico. Esses fatores são agentes facilitadores para que se contraia o novo vírus.

A Organização Mundial da Saúde afirma que 17% da população mundial tem um estilo de vida sedentário, o que causa quase dois milhões de mortes prematuras a cada ano por complicações de saúde devido à falta de exercícios físicos. Esses dados preocupantes são anteriores à pandemia de Covid-19, tendendo a piorar muito devido a pandemia.

Portanto, é essencial fazer alguma atividade física todos os dias para evitar a deterioração progressiva da saúde. Cada pessoa deve encontrar a maneira de se mover que melhor se adapta ao seu estilo de vida e abandonar o hábito de sentar-se por horas enquanto trabalha, aliando ainda uma boa alimentação e horas regulares de sono.





O método Pilates como aliado para cuidar do corpo e mente.

O Pilates é uma ótima opção para realizar aquela atividade física que o corpo exige para se manter saudável. Por ser uma disciplina que se adapta facilmente à situação de cada pessoa independentemente da sua condição física ou idade, é o complemento ideal para aquelas horas de sedentarismo a que as circunstâncias atuais dadas pelo COVID-19 nos obrigam.

Praticar Pilates ajuda, entre outras coisas, a estimular o sistema imunológico e, portanto, a reduzir o risco de padecer de enfermidades. O movimento dos músculos promove a circulação sanguínea. Por exemplo, esticar e flexionar uma perna para cima faz o sangue bombear de volta para o coração, auxiliado pela gravidade e facilitando o fluxo pelo resto do corpo.


Uma sessão por semana já traz benefícios, então realizar aulas duas ou três vezes por semana fará com que você renove todo o seu corpo. Claro que, como não podemos ignorar a situação atual, você deve ir a locais que atendam aos padrões de saúde, higiene e limpeza estabelecidos pelo COVID-19, ou receber aulas online com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Acrescentar essa disciplina em sua rotina não só melhorará seu sistema imunológico, mas também reduzirá a possibilidade de sofrer de infecções do trato respiratório, como gripe ou pneumonia. Além disso, melhora a qualidade de vida dos idosos por manter o corpo em movimento, promovendo agilidade e flexibilidade nos músculos e articulações, entre tantos outros benefícios.




Pilates e a história.


Durante a epidemia da chamada “gripe espanhola” de 1918 e em que se observaram situações muito semelhantes às que vivemos hoje com o COVID-19, Joseph Pilates foi internado num campo de detenção na Ilha de Man, em Ser cidadão alemão foi considerado inimigo da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.

Joseph começou a aplicar seu método entre os internos do campo e, pelo que é dito, nenhum deles foi vítima da gripe espanhola durante a pandemia, algo que se acredita estar relacionado com a boa saúde que a prática da Contrologia lhes proporcionou. nome original do Método Pilates.

Uma coisa é certa: devemos fugir do sedentarismo e começar a incorporar a atividade física no nosso dia a dia. O Pilates não só fortalecerá o seu sistema imunológico, como também trará à sua vida vários benefícios que você conhecerá conforme sua prática progride. Procure um estúdio especializado, que lhe ofereça boas práticas e mantenha-se em movimento.


O movimento cura!!!




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