top of page

Os "Princípios do Pilates"

  • Foto do escritor: VO2 PILATES
    VO2 PILATES
  • 27 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura



Muito se vê por ai, principalmente em redes sociais, pessoas realizando diversos "exercícios" nos aparelhos, dizendo que está praticando Pilates e na verdade não está!


Os "Princípios do Pilates" não foram criados por Joseph Pilates! Pois é, não foram! Eles foram citados pela primeira vez na década de 80, no livro The Pilates method of physical and mental conditioning, por Philip Friedman e Gail Einsein.



Muito se fala por ai, e muito se usa de muleta para alguns profissionais dizerem que: Se utilizar os princípios é Pilates, a verdade é: NÃO!



A outra coisa que muitos profissionais usam por ai: Ai, mas se Joseph Pilates fosse vivo... Se ele fosse vivo, o Método continuaria sendo DELE e continuaria recebendo o nome (sobrenome) DELE.



Joseph Pilates foi o criador do Método, ele passou em torno de 65 anos criando, estudando, mudando o Método DELE! Ele não nomeou nenhum Alecrim Dourado para falar em nome dele!



Esse discurso que ai, mas ele teria mudado tudo! SIM, ELE poderia mudar todo o Método DELE, não você!



É muito triste ver o que andam fazendo por ai, em todo lugar, dizendo que estão fazendo Pilates, quando não é! Não vou entrar em mérito de Pilates Clássico x Pilates Contemporâneo. Existem escolas das duas linhas que tem um trabalho sério e respeitam a origem do Método e seu criador, mas no meio do caminho está um tal de "criarem exercícios" e falarem que é Pilates que está bizarro, e usar o nome de uma pessoa com essa desculpa está feio! O mercado tem colocado cada vez mais profissionais despreparados, com cursos rasos de dois finais de semana no mercado, que não tem interesse em se aprofundar e se atualizar no Método, e muitos que nem sabe quem foi Joseph Pilates, não sabe sobre seus elders (alunos/discipulos que estudaram diretamente com ele e disseminaram o Método).


Semana passada mesmo, veio uma aluna fazer a primeira aula no estúdio, dizendo que fez aulas por mais de 3 anos em outro estúdio e, no meio da aula, ela apontou para os quadros e perguntou quem era aquele senhor de cabelo branco nos quadros. Imaginem a minha cara (kkkkk). Ai ela comentou que a professora dela, do outro estúdio nunca falou sobre isso e provavelmente não falou pois não sabe, não se informa. O mercado está poluido por esses profissionais. Por isso é importante que quem quer se tornar instrutor, busque uma Formação/Certificação longa e com um profissional que esteja o mais próximo possível da linhagem de gerações, para levar o legado de Joseph adiante e parar com as invencionices que existem por ai. Seja em uma escola clássica, ou contemporânea, o instrutor deve procurar um curso sério, com 450 horas ou mais de duração e vivenciar afundo o Método, para passar adiante o aprendizado com segurança, eficiência e transformar não só o corpo, mas a vida dos alunos.


Se você deseja se tornar um(a) profissional de excelência, nós te ajudamos no caminho. Acesse wa.me/+5511982384207 e fale comigo (Robson) sobre a nossa Formação de Professores em Pilates Clássico. Será um prazer te ajudar.

 
 

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Whatsapp

© 2025- VO2 Pilates Tradicional

bottom of page