Buscar
  • VO2 PILATES

ANO NOVO, VIDA NOVA!

2019 chegou, e com ele diversas promessas de mudança, incluindo aquela famosa de cuidar do próprio corpo. Muitas pessoas começam a procurar diversas academias em busca de uma melhora na qualidade de vida, e acabam desistindo rápido por não se identificar com a atividade que estão realizando.

Como muita gente ainda não conhece o Método Pilates, e os benefícios que ele pode trazer à vida dos seus praticantes, resolvemos contar um pouco da história do Método, e listar alguns dos seus benefícios.



Pilates é um método de condicionamento físico que desenvolve o corpo uniformemente, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, o que definia sua técnica como a “completa integração entre corpo, mente e espírito”. Conhecido como a Arte da Contrologia, engloba seis princípios que a norteiam.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

Há alguns anos o Método se tornou mais conhecido mundialmente, sendo praticado não só para manter a boa forma, mas principalmente para manter um estilo de vida saudável. E qualquer pessoa pode praticar, sendo introduzido também na reabilitação.

O Método clássico foi introduzido com exercícios no solo, conhecido com Mat Pilates e se utilizaria apenas o Magic circle como acessório para variar os estímulos da aula. Posteriormente, foram criados os aparelhos e então a técnica evoluiu para sua versão de Estúdio, com aulas individuais mesclando exercícios do solo com exercícios em aparelhos (reformer, cadilac, chair e barrel). E a partir de 34 exercícios de solo surgiu um repertório de mais de 500 exercícios. Esse repertório, originalmente, tinha uma organização fixa com ordem e número de repetições dos exercícios já pré-definidas.

Hoje em dia, com estudos contemporâneos e para chamar atenção de alunos foram criadas novas formas de praticar o Método utilizando-se de outros acessórios como o Power Pilates, o Pilates Acrobático, o Pilates Suspenso, o SUP Pilates.

Os exercícios em comum fortalecem, alongam a musculatura, melhoram a flexibilidade, promovem coordenação, além de proporcionar relaxamento e conscientização corporal. Tudo isso ainda é aliado ao trabalho respiratório e aos cuidados com a correção da postura.

É necessário haver cuidados com pessoas que tem restrições. Deve haver uma adaptação dos exercícios, e até exclusão de alguns, dependendo da limitação. Isso dentro de qualquer um dos níveis de execução de exercícios: básico, intermediário, avançado e super avançado.


Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, aqui podemos citar alguns deles:

Aumento da Resistência Física e Mental

Aumento da Flexibilidade

Corrige Problemas Posturais

Aumento da Concentração

Tonifica a Musculatura

Melhora a Coordenação Motora

Promove menor Atrito nas Articulações

Alivia Dores Musculares

Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade

Auxilia a Prevenção Contra a Osteoporose

Promove Relaxamento, o Bem-estar e eleva a Autoestima

Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática

Melhora a postura e a Resistência Muscular

Expande a Consciência Corporal

Auxilia o controle de peso

Fortalece os Músculos Abdominais

Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse


Video com a história de Pilates


0 visualização

© 2020 - VO2 Pilates Clássico